terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Pontes (mas, não de pedra e cal) !!


Mais de um terço do próximo ano será para descanso

Paulo Baldaia

O ano que agora vai acabar, por caprichos do calendário, teve quatro feriados em dias de fim-de-semana - no caso do Porto teve cinco, porque o São João foi também a um domingo. E houve igualmente dois feriados a uma quarta-feira - em Lisboa, contando com o Santo António , foram três -, o que não facilitou o gozo da "ponte".

No próximo ano (2008), por ser ano bissexto, haverá mais um dia de trabalho (29 de Fevereiro), mas haverá igualmente mais dias de descanso. A distribuição dos feriados com data fixa pelo calendário dá mais dois dias de descanso a quem, parando sempre ao fim-de-semana, tem o São João como feriado municipal e mais um a quem festeja o Santo António.

São João à terça-feira

Em 2007, houve dois feriados ao domingo e dois ao sábado e em 2008 volta a haver dois ao domingo (a Páscoa é sempre ao domingo), mas apenas um ao sábado. Para quem vive no Porto, ou noutro qualquer município que festeje o São João, o feriado que foi este ano a um domingo será, desta vez, numa terça-feira.

As grandes "pontes", acessíveis apenas a alguns, é que não vão existir em 2008. Feriados a meio da semana (quarta-feira) foram dois este ano e não haverá nenhum no próximo ano.

O dobro das "pontes"

O calendário de 2008 é, sobretudo, amigo de quem gosta de fins-de-semana prolongados. Os feriados à sexta ou à segunda, ou seja, encostados ao fim-de-semana, foram apenas três em 2007, mas no próximo ano serão cinco no Porto e seis em Lisboa. Para quem pode fazer "pontes", com feriados à terça ou à quinta, a situação inverte-se. Ganha o Porto. Houve três "pontes" em 2007 e haverá sete em 2008. Lisboa terá menos uma.

É na arte de fazer ""pontes"", portanto, que os portugueses podem marcar a diferença no próximo ano em relação a 2007. Há o dobro das "pontes" para fazer.

Descontando a "ponte" que pode já ser feita, antecipando a entrada no Ano Novo (terça-feira), mas fazendo contas às restantes seis (cinco em Lisboa), juntando-lhe os cinco (seis em Lisboa) "encostos" ao fim-de-semana, mais os restantes fins-de-semana e os 22 dias de férias, os portuenses vão poder descansar 144 dias em 2008. Sem mais percalços, só vão sobrar 222 dias de trabalho. Lisboa terá menos uma "ponte" e, portanto, mais um dia para trabalhar.

Tentativas falhadas de mudar feriados

O problema do excesso de feriados em Portugal e da quebra de produtividade com o frequente recurso às "pontes" há muito que foi identificado e até já houve quem tentasse mudar a data dos feriados para evitar essas pontes.

Quando Cavaco Silva era primeiro-ministro enviou para Belém um diploma nesse sentido, mas o presidente Mário Soares vetou a iniciativa.

Cavaco em São Bento ficou também na memória dos portugueses por ter dado ordens à Função Pública para trabalhar na terça-feira de Carnaval, que até não é feriado oficial. A ordem do Governo foi uma vez sem exemplo. Nunca mais se voltou a pôr em causa um feriado que não existe.

Com Bagão Félix, ministro do Trabalho e da Segurança Social, voltou a falar-se em alterar os feriados, mas como houve de novo polémica, o assunto voltou a morrer nas páginas dos jornais.

No início deste ano, o assunto voltou a ser discutido. O presidente Cavaco Silva estava de visita à Índia e ouviu um empresário português sugerir que os feriados fossem "transferidos para as segundas e sextas-feiras". Cavaco sorriu e lembrou aos jornalistas a tentativa falhada que tinha feito quando era chefe do Governo. Nessa viagem estava também o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, que rapidamente esclareceu não haver "nenhum projecto em cima da mesa nesse sentido".

O Executivo não quer debater o assunto, mas os empresários há muito que pedem alterações para aumentar a produtividade, mas continua tudo na mesma. Portugal é, entre os países da União Europeia, dos que mais tem feriados.

0 Feriados à quarta-feira

Em 2007 houve dois feriados à quarta-feira (três em Lisboa com o Santo António). E em 2008 não haverá nenhum

7 "Pontes"

Este ano houve quatro "pontes" (feriados à terça ou à quinta). No próximo ano, o Porto terá sete (o São João é à terça) e Lisboa seis

6 "Encostos" ao fim-de-semana

Em 2008, Lisboa terá seis feriados à segunda ou à sexta e o Porto terá cinco

3 Fim-de-semana

Em 2008, haverá dois feriados ao domingo e um ao sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário