domingo, 23 de dezembro de 2007

"Minha 5ª Sinfonia"

Eis uma música criada por um grande "Alentejano"




Paco Bandeira

A construção deste poema, para a maioria dos jovens, é totalmente fora do contexto actual.

Nós da geração de 60/70, gostámos desta canção, por tudo o que estava envolvido nela, as palavras sobre músicas, filmes, pessoas e situações que nos deixaram muitas e boas recordações.

Por isso, e para que os jovens de hoje possam apreciar aquilo que vivemos nessa época, passo a "dissecar" o poema com "links" para algumas das definições das palavras escritas.

Espero que gostem e votos de BOAS FESTAS e BOM ANO NOVO


Minha 5ª Sinfonia

Quando me lembro quem eras,
Desse corpo que foi nosso,
Desse amor que não deu certo.

Era o tempo das quimeras,
Das palavras em silêncio,
Quando mais longe era perto.

Tinhas nos olhos a esperança,
Os desejos de aventura,
As ilusões que eram minhas.

Nos momentos de ternura,
Tinhas nos seios a graça,
Das primaveras que tinhas.

“E foste a música que em mim ficou,
Quando a distância nos fez separar,
Ando louco para te encontrar”.

Foste a “5ª Sinfonia”,
Fuga da nossa verdade,
Sonata tocada em mi”.

Foste o meu sol afinado,
Neste samba de saudade,
Vinicius, Nara e Jobim.

Foste verso de balada,
Foste pintura abstracta,
Meu “Bolero de Ravel”.

Foste música sonhada,
Numa canção de “Sinatra”,
Com um poema de “Brel”

“E foste a música que em mim ficou,
Quando a distância nos fez separar,
Ando morto para te encontrar”.

Foste estrela de cinema,
Minha “Dama de Xangai”,
Hiroshima meu amor”.

A minha “Grande ilusão”,
Eras “Fúria de viver”,
Quanto mais quente melhor”.

Grande amor da minha vida”,
Senso, silêncio, paixão
Buñuel”, “Fellini”, “Truffaut”.

Foste “Luzes da ribalta”,
Música no coração”,
E tudo o vento levou

“E és ainda o que me faz sentir,
Dentro da vida p’ra te cantar,
Ando louco para te encontrar”
... Para te encontrar ...

1 comentário:

  1. Você não imagina a minha alegria ao encontrar essa postagem!
    Eu adoro essa bela declaração de amor cantada na voz desse grande cantor.
    Só tenho a lhe agradecer tamanha dádiva!

    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar