quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bolsa do Voluntariado

Bolsa do voluntário reforçada em 2011
05 de Janeiro de 2011, 14:07
Em apenas um mês chegaram à bolsa do voluntariado mais de mil novos membros. Este reforço vai ao encontro da convicção de Isabel Jonet de que, em tempos de crise, as pessoas “cerram fileiras” e se tornam, regra geral, mais solidárias.
A Bolsa do Voluntariado renovou o seu site no passado mês de Dezembro e, desde então, chegaram à instituição 1500 novos voluntários. Juntam-se, assim, às mais de 16 mil pessoas que dispõem do seu tempo e competências para ajudar os outros.
Pedro Ferraz, responsável pela plataforma, disse em entrevista ao Jornal I que a ideia é “fazer a ponte entre quem quer dar e quem precisa de receber”. Além disso, refere o mesmo, algumas pessoas desempregas ou reformadas encontram no voluntariado uma forma de se manterem ocupadas.
Isabel Jonet, Presidente da Entrajuda (associação que desenvolveu e gere o site), reconheceu ao SAPO que os pedidos de ajuda aumentaram nos últimos meses de 2010. Actualmente, estão inscritas no site 930 instituições.
A principal diferença está na natureza das solicitações. Segundo a presidente da associação, as organizações procuram, cada vez mais, voluntários cujas competências permitam uma melhor gestão e tragam ganhos de eficiência. 
Diversificar e Inovar
Uma das mais-valias da Bolsa é permitir que cada um se inscreva como voluntário na área com que mais se identifica. Cultura, ambiente e protecção dos animais são algumas das áreas disponíveis. Segundo o jornal diário I, até a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente já recorreu á Bolsa.
Existe igualmente a possibilidade de as empresas se inscreverem e participarem em projectos sociais. Para Isabel Jonet este tipo de envolvimento “potencia muito os resultados” de uma acção.
A nova aparência do site da Bolsa do Voluntariado é apenas um passo para um projecto que se prepara para os novos tempos. A instituição mantém, também, uma página na rede social Facebook, onde vai actualizando informações.
Naturalmente, como referiu Isabel Jonet ao SAPO, pelos meios electrónicos chegam à Entrajuda voluntários mais jovens. No entanto, a associação não faz qualquer distinção de género ou idade. Para a Bolsa o importante é que as pessoas cheguem empenhadas no trabalho voluntário.
O desenvolvimento do site esteve a cargo de uma equipa do SAPO Emprego e teve o apoio da Portugal Telecom e da CGD. Esta renovação procurou preparar a plataforma para 2011 - “Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa”.
@ Inês Fernandes Alves


Bolsa do Voluntariado

1 comentário: