As crianças e os sonhos
20 de Fevereiro, 2011
A concretização de um sonho, como conhecer os heróis da televisão, é uma coisa «muito boa» para as crianças que devem, contudo, entender que há sonhos que nunca deixarão de o ser, segundo um especialista.
***
PS: De 4 a 12 de Março, concretizarei o sonho de 7 netos, na Disneyland Paris e cidade de Paris.
O pediatra Mário Cordeiro falava à agência Lusa a propósito da concretização de fantasias pela organização Terra dos Sonhos, como a de Henrique, sete anos, que conheceu recentemente o Panda, a idolatrada mascote de um canal televisivo.
«É muito bom concretizar um sonho, mas também é bom a criança ter a noção bem clara de que conhecer o Panda, por exemplo, não é uma coisa que se consiga todos os dias», disse.
«Alguns sonhos realizam-se através de projectos bem elaborados - para terem mais hipóteses de não falhar - enquanto outros não passarão disso mesmo, mas tudo bem», sublinhou.
Sobre um encontro desta natureza - entre uma criança e o seu herói - Mário Cordeiro considera que é um ato importante para o menino, mesmo que por vezes os mais pequenos sintam uma atracção-repulsa pela mascote.
Algumas crianças «querem tocar no Mickey ou no Panda, mas depois escondem-se atrás dos pais. Voltam a olhar e, por momentos, vivem dilemas grandes, até que o Panda vai embora e a criança não lhe tocou ou falou, ficando triste e em stress pela oportunidade perdida».
Nessas alturas, defende, «os pais não devem ser moralistas, mas manterem a esperança, dizendo: 'Paciência, desta vez não conseguiste, mas hão-de haver outras oportunidades'».
«Embora pareça paradoxal, sonhar bem e muito é uma boa forma de nos contentarmos com uma realidade que fica sempre aquém», disse.
Sobre a concretização dos sonhos de crianças com problemas de saúde, como o caso do Henrique, que sofre de síndroma nefrótica, uma doença renal crónica, Mário Cordeiro considera que a mesma poderá ter ainda melhores consequências, dado que «estão fragilizadas e a sua capacidade de realização do desejo, e até das actividades básicas do dia a dia, está limitada».
Lusa / SOL***
PS: De 4 a 12 de Março, concretizarei o sonho de 7 netos, na Disneyland Paris e cidade de Paris.
Oi Joe, super legal o sonho que vc concretizou dos seus netos! eu adoro levar meu afilhado ao parque, ela sonha sempre com este passeio. Também sempre procuro comprar os presentes que quer de natal e em outras datas, eu acabo sonhando junto com ele. "Afinal, sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto vira realidade" Bjs!
ResponderEliminar