segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Há festas... e festas...


A culpa é do Baco!


Se um bacano numa sexta ou sábado à noite vai ter com um grupo de amigos e amigas que também são bacanos, para beber uns copos, que nome é que se dará a esse encontro?
Só pode ser.....deixa ver.......prontos...............um bacanal!
Nos passamos a explicar, o Bacanal é uma festa em homenagem a Baco, deus do vinho.
Hoje, designação para festas libertinosas, banquetes crapulosos e orgias. Iupi que bom, viva a ramboia estão vocês a pensar!
A palavra
 
bacanal faz alusão ao Deus do vinho, Baco. As bacanais foram introduzidas em Roma e vindas do sul da península itálica através da Etrúria. Eram secretas e frequentadas somente por mulheres durante três dias no ano. Posteriormente, os homens foram admitidos nos rituais e as comemorações aconteciam cinco vezes por mês. A má reputação das bacanais, nas quais ocorriam as mais grotescas vulgaridades e onde todos os tipos de crime e conspirações políticas eram supostamente planejados, levou à publicação de um decreto por parte do senado, em 186 a.C., proibindo as bacanais em toda a Itália. Embora fossem aplicadas severas punições àqueles que infringissem a lei, as bacanais demoraram ainda um longo período até serem totalmente erradicadas no sul da península itálica.
Mas no fim disto tudo as taradices bacanas continuaram até hoje.
Mas, com muitas outras coisas à mistura!

Sem comentários:

Enviar um comentário