segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tome nota deste endereço

Biblioteca europeia com 14 milhões de itens para consultar online




 A Europeana apresenta actualmente, para consulta online, mais de 14 milhões de livros, fotografias e mapas digitalizados, entre outros documentos, segundo dados oficiais divulgados na altura em que comemora dois anos de existência. 

Criada em 2008, a biblioteca digital começou com dois milhões de obras de domínio público com o objectivo de explorar novas formas de divulgar o património cultural do Velho Continente e já ultrapassou a meta inicial prevista para 2010, de disponibilizar 10 milhões de artigos. 


A vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, definiu a Europeana como "um grande exemplo de como a cooperação em nível europeu pode enriquecer a vida de todos". 

A disponibilização de 14 milhões de itens é "uma boa notícia para todos os utilizadores de Internet que pretendem ter acesso a material cultural das bibliotecas, museus e arquivos da Europa", mas o projecto poderia ser melhor "se mais instituições culturais digitalizassem as suas colecções e fornecessem conteúdos para o portal europeu", nota a comissária. 

A iniciativa conta com a participação de mais de 1.500 instituições de toda a Europa, e apesar de todos os Estados-membros colaborarem, a França é o país mais "activo", contabilizando 17,98 por cento do total do acervo, seguido da Alemanha e da Suécia. 

Relativamente ao tipo de documentos, as versões digitalizadas de fotografias, mapas, pinturas, objectos de museu e outras imagens constituem 64 por cento da colecção. Trinta e quatro por cento são documentos escritos, dos quais mais de 1,2 milhões de livros completos, enquanto os vídeos e áudio representam menos de dois por cento da colecção

2 comentários:

  1. Joe Ant,
    Agradecida pela divulgação. Um site fabuloso acrescido aos meus favoritos.

    Um final de dia sereno.

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Que beleza de dica Joe Ant.
    Eu também estou agradecida pela divulgação deste site tão rico.

    Obrigada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar