segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Em busca da essência ...


RELACIONAMENTOS - Escolhas erradas

(Sandra Maia*/Especial para BR Press)

(BR Press) - Será mesmo que estamos condenados a fazer sempre escolhas erradas? Será mesmo que vamos ter de viver - até morrer - ou viver no morrer em relacionamentos sofríveis com os pares errados? Com aqueles que só tiram e nada acrescentam? Será mesmo esse o nosso destino?

Sofrer, perder, chorar, ser traído, aceitar migalhas, viver em uma confusão de pensamentos e sentimentos que nos tiram do foco? Será que a nossa função será sempre controlar o outro só para não nos olharmos? Será que vamos ter de carregar para o resto das nossas vidas essa marca, essas escolhas?

Será que um dia - depois de tantas escolhas - seremos capazes de escolher certo? Assumir nossa responsabilidade pelo que é nosso - NÓS! Esse é sempre o mesmo convite. E, posso lhe garantir, se não acreditasse nisso nada mesmo valeria à pena. Podemos, sim, desafiar nosso destino. Escolher diferente. Escolher o novo. Mudar o padrão.

Rompimento difícil

E isso é fácil? Não, meus queridos, não é mesmo fácil... Pode mesmo tomar uma boa parte das nossas vidas se deixarmos de lado. Se abaixarmos a cabeça e nos entregarmos... Se acreditarmos que é isso - vamos ter de viver assim - encolhidos, sem brilho, sem cor, sem amor... E a vida é mais.

É tão importante compreender que essas escolhas, ao longo do tempo, viciam. Essa referência que carregamos e que nos faz repetir o mesmo comportamento demanda um esforço sobre humano para ser quebrada. E não é mesmo fácil romper com o que passou. Com as velhas amizades que nos puxam para baixo, com aqueles que nos fazem sofrer...

Vale tentar

Fácil? Não! Não é fácil deixar para traz um legado de péssimas escolhas, com péssimos relacionamentos e uma vida doente. Mas podemos sempre tentar. Podemos sempre acreditar que tudo pode ser renovado. Que podemos ser mais. Que podemos ter mais. Que somos mais...

E então, mais um passo a ser dado. Crescer, evoluir, focar em si mesmo. Trabalhar o autoconhecimento. Questionar-se, buscar ajuda... Compreender o porquê - a causa - o que nos faz assim, diferentes de outros, que escolhem com base no trinômio BOM, BELO e VERDADEIRO.

Crenças

O que nos impede de fazer o mesmo são crenças que trazemos conosco da infância. Decisões que tomamos com base em percepções de uma realidade que hoje, com os recursos que temos, pode ser superada... É fácil? Não! Não é fácil. Nada é assim tão simples...

Ficar na MENTIRA, ILUSÃO E DOR é um vício terrível. E, como somos realmente complexos, se não formos fundo no SER, no SONHO, na origem do problema, não vamos conseguir caminhar.

Mudanças

O caminho da transformação traz em si - mais e mais - bloqueios que vão além do medo da mudança. Vamos nos deparar com críticas absurdas, com pessoas do nosso passado que não se conformam em saber que estamos em outra, com pessoas do nosso convívio que perderão sua função de nos consolar e que não estarão mais a vontade conosco, com familiares acostumados a nossa infelicidade e que não sabem mais lidar conosco - agora - nessa nova fase...

Passa ? Sim! Tudo isso passa e esse trabalho de autoconhecimento, vinculado à maturidade que os anos nos trazem, faz toda a diferença. Podemos, sim, viver melhor. Escolher melhor. Respirar, inspirar, ser...

Depende de força, coragem para mudar, determinação e de uma dose de humildade - para saber que precisamos de ajuda! No mais, é acreditar e começar. Olhar para dentro dói, incomoda, mas LIBERTA

4 comentários:

  1. "Depende de força, coragem para mudar, determinação e de uma dose de humildade - para saber que precisamos de ajuda! No mais, é acreditar e começar. Olhar para dentro dói, incomoda, mas LIBERTA"

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mudar e mudar sempre. Apesar de recebermos "conselhos" das convenções de que as mudanças podem não ser bos, estremos criando probelamas.....blas, bla bla!
    Eu quero mudar!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto, Joe. Dá para pensar muito. Apareça no blog, que faz falta não termos seus comentários. No cantinho de Portugal tem Pedro Abrunhosa!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joe, vejo que participamos de alguns blogs comuns, então resolvi conhecer seu trabalho, suas idéias que parecem muito interessantes. As tempestades são prenuncios de mudanças, sempre que aparecem assustam mas, o bom é quando se vão deixando o arco-íris, quem sabe encontraremos um pote de ouro no final. Prazer conhecer seu espaço, caso queira conhecer o meu é http://afrocorporeidade.blogspot.com Cordiais Abraços! Denise Guerra.

    ResponderEliminar