sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Hoje... é dia de "Santa Bárbara"





Santa Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi uma virgem mártir no século terceiro. É considerada a protetora contra tempestadesraios e trovões.

Comemora-se no dia 4 de Dezembro de cada ano.

Santa Bárbara passou a ser conhecida como protectora contra os relâmpagos e tempestades e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.

******

Diz aqui que é a padroeira dos "artilheiros" mas, convém notar que são os de Artilharia.

Nada tem a ver com os do Futebol, quer sejam do Flamengo, do Botafogo ou do Fluminense. 

Ou do Sporting, do Benfica ou do Porto.

3 comentários:

  1. E nas religiões afro-brasileiras, é conhecida como Iansã.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. "Santa Bárbara bendita no céu estais escrita com papéis de água benta, livrai-nos desta tormenta"
    e
    sei mais para esta santa e bem trabalho me deu a pequena estátua da igreja da minha aldeia qd era criança e se a tia Canuxa não estava em casa pedia.me para a colocar no campanário se chegasse tempestade...e eu com medo de partir a santa ou receio de a trovoada não passar por eu não a ter virado para o lado certo...

    ResponderEliminar
  3. Salve, Santa Bárbara!
    Eparrei, bela oyá!
    Fica aqui a minha homenagem.
    Abraços ;)

    ResponderEliminar