domingo, 20 de novembro de 2011

Quando chegaremos a ter "verdadeira consciência" ?



REZA, MARIA 

Suam no trabalho as curvadas bestas
e não são bestas
são homens, Maria!
Corre-se a pontapés os cães na fome dos ossos
e não são cães
são seres humanos, Maria!
Feras matam velhos, mulheres e crianças
e não são feras, são homens
e os velhos, as mulheres e as crianças
são os nossos pais
nossas irmãs e nossos filhos, Maria!
Crias morrem á míngua de pão
vermes na rua estendem a mão a caridade
e nem crias nem vermes são
mas aleijados meninos sem casa, Maria!
Do ódio e da guerra dos homens
das mães e das filhas violadas
das crianças mortas de anemia
e de todos os que apodrecem nos calabouços
cresce no mundo o girassol da esperança
Ah! Maria
põe as mãos e reza.
Pelos homens todos
e negros de toda a parte
põe as mãos 
e reza, Maria!



(José Craveirinha)

2 comentários:

  1. Boa tarde. Um poema muito verdadeiro, só sinto que o único caminho seja rezar. Gostaria de poder acreditar que o ser humano um dia compreenda quanto mal faz a si mesmo ao maltratar o outro.

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo!
    Meus grandes exemplos de vida se chamam Maria.
    Marias de boa vida, marias de vida nenhuma.
    Mas, sem dúvida, grandes Marias.
    Minha mãe é um grande exemplo de Maria.
    Sem nenhuma hipocrisia, minha mãe se chama Maria.
    Uma grande portuguesa com certeza.
    E, se hoje a vida me dá a força necessária para continuar vivendo; ela vem de alguém cujo nome é MARIA.
    Meu amigo!
    Me perdoe por não estar presente no seu 4º outono, mas, espero te ver no 5º, 6º,7º,8º,9º e muitos outros mais.

    Um grande abraço dessa "filha portuguesa, com certeza".

    ResponderEliminar