segunda-feira, 19 de maio de 2008

Não cometerás adultério !!!


Dez Mandamentos

De acordo com o livro bíblico de Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. No sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos de Deus, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre YHWH(ou JHVH) e povo de Israel.

************
No meio daquela confusão toda e com o paganismo instalado, encontrava-se uma tribo de pastores dos Montes Hermínios (os Herminidíabos ) – povo esse que ainda hoje mantém muitas tradições, como pecadores e de se estarem marimbando para as Leis (dizem: basta confessar-se, pedir perdão, prometer nunca mais fazer ou até abster-se e tudo se resolve).
Quando Moisés desceu do Monte Sinai e apresentou as “Tábuas da Lei”, lendo e explicando um a um cada mandamento, todo mundo ouvia e anuia a cada imposição de Deus.
No entanto, quando chegou ao


7.º Mandamento - Não cometerás adultério [em hebraico lo tin.àf],

aí ouviu-se uma barulheira infernal, dos diabos.
Todo o mundo olhou para a gente daquela tribo folclórica, sempre dada à paródia e à contravenção.
Só se ouvia a palavra “Corta”, “Não aceitamos”.
Moisés pediu, exigiu, ordenou para poder continuar, mas aquela gentalha continuava: “Corta”.
Assim, Moisés que era no fundo um “homem apaziguador” e que já estava de olho no modo em como havia de “pôr a correr” aquele bando de salafrários, disse:
Está bem. Dado que esta tribo não tem as nossas raízes, abrimos uma excepção para vós, com a seguinte condição: Cortem lá o 7. Ide até à vossa terrinha e espalhai e ensinai
os Mandamentos à vossa gente, tentando cumpri-los como Deus ordenou.
E assim nasceu o 7 no sistema decimal, cortado (como só em Portugal se escreve).
E para manter essa tradição é comum essa tribo ainda hoje andar para aí “a cortar o sete” (i.e., a pôr palitos, a cornear, a cometer adultérios) “a torto e a direito.

1 comentário: