segunda-feira, 17 de março de 2008

Palavras que eu "não gosto"!!!

Gosto?? Não Gosto?? Ou desgosto??
Para gosto da Pessoana aqui vão algumas das palavras “que não gosto”.

Ausência
Tudo me cabe neste silêncio: a ausência de teus gestos, o infinito desta distância, teus olhos quando não me vêem. Aqui tudo é de partir. Mesmo aquilo que não chegou a ser.Todas as solidões me doem - até o barulho silencia.
(Clara Vasconcellos)

Crosta
Será que os portugueses são “casca-grossa”??
Se os portugueses contam coisas más e brutas de si próprios, o que hão-de os outros pensar de nós? Há de facto uma "crosta bruta" que nos soterra…

Demagogia
“A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa”
“Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira”

Dor
Se o corpo por si falha e dói, para que queremos,
ainda por cima, a invenção do amor?

Erro
“Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que errou ao fazer tudo errado”.
“Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos”
(François La Rochefoucauld)

Estropício
Eu próprio tenho sido o maior estropício na minha vida.
Tenho-a “abagunçado”, criado dissabores, altamente problemático.

Fantasmas
Coloco minha 'roupa de caça' e saio à procura desse lendário fenómeno que tanto assombra crianças e adultos.
Apenas encontrei os meus fantasmas.
“Quem me leva os meus fantasmas, quem me salva desta espada, quem me diz onde é a estrada.” (P. Abrunhosa)

Medo
Até tenho “medo” de ter medo.

Máscara
“Sob a máscara tudo se oculta - o Bem e o Mal. Realmente todos usamos máscaras, sem elas era impossível sobreviver. A máscara é uma arma que pode ser usada para defesa ou ataque.
A outra, a máscara da nossa própria cara, é a que a vida em sociedade exige.
Se nos descuidamos, de repente pode cair, e com ela, sabe-se lá?

Ruminar
Significa recordar e repensar algo; ponderar. Dos animais ruminantes extraímos a idéia do "ruminar", no homem pensar e repensar. Com demasiada freqüência nós "engolimos" idéias depressa demais sem digeri-las adequadamente. Algumas delas são boas; outras podem ser más. Devemos dispor de tempo para "ruminar" a fim de realmente absorvermos no nosso sistema as idéias boas, e rejeitarmos as que não o são.

RUMINAR POESIA
Rumino palavras
E cuspo poemas.
Um pouco corretos,
um tanto obscenos.
O que eu engulo
é o que importa menos.
(jjLeandro)

Vingança
"Dizem que a vingança é doce; à abelha custa-lhe a vida." (Carmen Sylva);
"A vingança agrada a todos os corações ofendidos;
(...) uns preferem-na cruel, outros generosa." (Pierre Marivaux)

4 comentários:

  1. Num rasgo de ousadia, nao pude deixar de comentar estas frases de reflexão...mas tocou-me especialmente a "máscara"...quem nao a usa num momento ou noutro da vida?...

    ResponderEliminar
  2. Vejo que "encontrei" uma artista.
    E, "em prol da arte", coloquei os
    "Se7e Pecados" no meu blog "Por Tuta e Meia" (este dedicado às minhas amizades que se dedicam ao artesanato).
    Não é ousadia o comentar-me. Isto é um meio de, incognitamente, sabermos o que muita gente pensa daquilo que expressamos (nos nossos posts).
    Bem haja e sempre atento (agora que tenho o seu link)

    ResponderEliminar
  3. PROTESTO!
    Estropício é uma óptima palavra!
    É um significante significativo para o dito significado!
    Eu, pelo menos, gosto!

    ResponderEliminar
  4. Gostei de quase todas, especialmente as relativas à: demagogia, dor, fantasmas, medo e máscara.
    Abraços!

    ResponderEliminar